A Mimaki JFX500-2131 define um novo padrão

A Mimaki JFX500-2131 define um novo padrão para a impressão plana UV de grande formato

Amesterdão, 3 de Setembro de 2012

JFX500-2131A Mimaki Engineering Co.,Ltd., um dos principais fabricantes de impressoras de jacto de tinta de grande format, anunciou hoje a impressora plana UV de grande formato JFX-500-2131, com cura LED e múltiplas opções de tinta. Esta impressora define um novo padrão para a impressão de grande formato em termos de velocidade, flexibilidade, qualidade e sustentabilidade ambiental. Com velocidades de impressão de até 60 metros quadrados por hora, a Mimaki JFX500-2131 é 2,5 vezes mais rápida que as impressoras JFX convencionais da Mimaki e proporciona uma nova eficiência, qualidade e relação preço/desempenho à indústria da sinalética e gráficos e ao mercado de exposição em grande formato. A JFX500-2131 tem lançamento previsto para Setembro de 2012.

Detalhes únicos do produto

A JFX500-2131 integra uma cabeça de impressão totalmente nova e cura LED avançada. O seu avançado controlo do movimento da cabeça produz uma imagem de qualidade com uma resolução excepcionalmente alta, capaz de produzir tipos de letra legíveis com um tamanho de apenas 2 pontos. Esta inovadora e intuitiva impressora plana oferece:

  • Novo desenho da cabeça de impressão piezo. Equipada com a cabeça de impressão recentemente desenvolvida (configuração de 6 cabeças de impressão com 3 escalonadas), a JFX500-2131 atinge velocidades de impressão de até 60 m2/h com CMYK, e 45 m2/h para a impressão com tinta branca. Inclui 1.280 bicos por cabeça, com um total de 7.680 bicos.
  • Múltiplas opções de tinta para a máxima flexibilidade de produção. A LUS-150 é uma tinta CMYK de cura LED recentemente formulada e com propriedades de cura de alta velocidade. Esta tinta oferece tempos de cura melhorados, o que resulta numa sensação menos pegajosa ao tacto, e uma flexibilidade de até 150%. Isto resulta numa maior elasticidade e capacidade de dobragem numa vasta variedade de suportes e substratos sem quebrar ou fraturar a tinta curada durante o manuseamento, o corte ou outro processamento pós-impressão. A JFX500-2131 também trabalha com tintas CMYK LH-100, uma formula de tinta menos rígida para a impressão em superfícies duras que requerem propriedades de maior adesão. Para além disso, a JFX500-2131 pode utilizar a tinta flexível LF-140 da Mimaki, disponível em seis cores. Todas as fórmulas de tinta oferecem a tinta branca.
  • Cura LED. A nova unidade LED UV da Mimaki é otimizada para a eficiência da cura, não deixando qualquer tinta sem cura. Com a cura LED UV, a JFX500-2131 oferece a impressão UV de alta velocidade com todas as vantagens da tecnologia LED, incluindo longo período de vida, poupança energética, menor produção de calor, a capacidade de utilizar suportes mais finos e mais económicos, bem como a impressão em suportes com sensibilidade térmica que não podem ser utilizados com os sistemas de cura UV convencionais.
  • Tipo de impressão de apenas 2 pontos. Esta impressora inclui duas unidades das exclusivas e altamente precisas escalas lineares da Mimaki, controladas por um sistema Intelligent Microstepping System (IMS) de precisão no passo e na colocação do ponto. Este resulta numa menor ocorrência de riscas e na capacidade de imprimir caracteres legíveis de apenas 2 pontos na maioria dos suportes. A funcionalidade de gota variável produz três tamanhos de gota diferentes em simultâneo. O tamanho mínimo da gota é de uns extraordinários 4 picolitros, que produzem uma gradação suave e natural sem o aspeto granular, mesmo no modo de 4 cores.A exclusiva tecnologia de controlo da cabeça da Mimaki oferece impressões únicas de alta definição e elevada resolução.
  • Padrão de máscara para menor ocorrência de riscas. O sistema MAPS (Mimaki Advanced Pass System) reduz efectivamente as riscas com múltiplas passagens de impressão, utilizando um padrão de máscara gradacional. Com esta opção seleccionada, a cura UV é efectuada de forma mais gradual, o que diminui quaisquer aparecimentos de riscas.
  • Manuseamento avançado da tinta branca. A Tecnologia de circulação Mimaki (MCT) garante um desempenho ultra elevado na impressão com tinta branca. Esta opção standard faz circular regularmente a tinta branca, permitindo uma produção estável desde o arranque da máquina através da eliminação da fixação do pigmento branco nas linhas de tinta. Para além disso, a MCT contribui para a redução dos desperdícios de tinta, apoiando assim aplicações ambientalmente e economicamente mais agradáveis. Para além disso, o Módulo de desgasificação Mimaki (MDM) elimina ou gases ou bolhas no interior da tinta, reduzindo os bloqueios do bico e melhorando a precisão da colocação do ponto de tinta. Este módulo permite à impressora utilizar tinteiros em garrafa não desgasificados em vez dos tinteiros desgasificados convencionais, reduzindo os custos em tinta.
  • Vantagens ambientais.  Para além das vantagens ambientais já mencionadas, a impressão de cura UV minimiza os VOC. A eficiência de cura da tinta LED UV recentemente desenvolvida reduz igualmente o consumo energético ao mesmo tempo que oferece ciclos de vida mais longos e uma maior capacidade de operação. Todas as tintas UV são fornecidas em garrafas de 2L, numa embalagem de tinta ecológica e económica que reduz a quantidade de resíduos industriais, bem como os custos de funcionamento.
  • Alinhamento preciso e sem problemas do suporte. A Mimaki JFX500-2131 está equipada com pinos e uma escala que elimina os incómodos procedimentos de alinhamento normalmente necessários na impressão plana. Fixe simplesmente o substrato aos pinos de disposição, verifique a colocação com a escala e edite os dados de desenho ou as definições da impressora em conformidade, resultando numa impressão UV directa sem desalinhamentos.
  • RIP “RasterLink 6” standard intuitivo– O RasterLink6 possui um funcionamento intuitivo. A impressão e as restantes condições podem ser facilmente configuradas com definições consolidadas numa única janela. Para além disso, as disposições guardadas podem ser reutilizadas a qualquer momento com recurso à designação “Registar como favorito”. A sua função de substituição da cor melhora a capacidade de recriar imagens impressas. As cores seleccionadas nos quadros de cores RasterLink 6 podem ser facilmente adicionadas ao Adobe Illustrator. Os utilizadores também podem similar as cores de impressão no Illustrator ou no Photoshop antes da própria impressão, poupando tempo e dinheiro no processo de design e produção. Adicionalmente, o RIP RasterLink 6 simplifica a impressão inversa. Basta seleccionar a ordem de impressão superior e inferior com branco no RasterLink6, e é automaticamente determinado o caminho mais eficiente sem qualquer intervenção do operador.

Com o RasterLink 6, pode efectuar em simultâneo a impressão de 3 camadas de cor, branco e cor. A impressão alceada de uma camada de base de tinta branca reproduz a beleza natural das cores do processo impressas em substratos transparentes com elevada precisão; e a impressão simultânea de branco e cores garante que não existe qualquer mudança de registo de cor de múltiplas passagens.

“Estamos extremamente entusiasmados com a entrada da nova Mimaki JFX500-2131 no mercado,” afirmou Mike Horsten, Director de Marketing da Mimaki Europe. “Esta impressora inclui uma inovação significativa com uma vasta gama de novas funcionalidades que garantem a máxima produtividade e vantagens competitivas, ao mesmo tempo que reduzem o impacto ambiental exigido para sinaléticas de alta qualidade, gráficos de exposição e outras impressões de grande formato.”